Injeção eletrônica no fusca - Eletronic injection in old beetle
Tópico retirado do forum Fusca4ever do qual faço parte.
Os sistemas de injeção eletrônica de combustível são uma realidade hoje e creio que ninguém em sã consciência discute que são insuperáveis em termos de eficiência. Esses sistemas são compostos por vários subcomponentes, como a ECU ("electronic control unit" - o cérebro da injeção), a linha de combustível, os TBIs ("throttle body injector" - corpo de injeção, também chamados de corpo de borboleta), além de diversos sensores que informam a ECU parâmetros utilizados para calcular as necessidades "alimentares" do motor. Temos diversas formas de fazer um fusca/derivado injetado (até mesmo usando um dos dois sistemas originais de injeção em fusca). O excesso de opções torna a escolha complicada! Para auxiliar nessa escolha, vamos detalhar as principais opções disponíveis.
Em termos de ECU temos as originais (últimas kombis/fusca mexicano ou bosh d-jetronic da década de 70, analógica) e as programáveis (his, fueltech, megasquirt). No entanto, irei começar a discussão pela "admissão" pois é um tópico com mais opcões possíveis, além de vital para o resultado final do motor.
Primeira Parte - "O SISTEMA RESPIRATÓRIO"
Há opções para todos os bolsos e pretensões de performance... para aquele que quer meter a mão na massa e sair fazendo adaptações e pra quem mal sabe apertar um parafuso e quer um sistema plug-and-play... Temos como fazer sistemas "monoponto" (1 bico) ou "multiponto" (2 ou 4 bicos). Também há opções de injetar com uma, duas ou quatro borboletas... A opção mais eficiente seria a de 1 borboleta por cilindro, porém o custo atual é proibitivo para a maioria das pessoas.
A solução mais barata seria fazer um sistema monoponto, utilizando o coletor original com um carburador original, sem venturis, difusores, etc e o bico instalado acima da borboleta, aproveitando-se mesmo a cuba para alojar o bico conforme sugerido por Vader. Aproveita-se o coletor e o carburador. O carro fica com cara de original. Não espere grandes ganhos de potência com isso, porém haverá ganhos em economia e diminuição das necessidades de regulagem. Também pode-se fazer assim para uma "injeção dupla", utilizando 2 solex 32 com coletores e acionamento originais.
Monoponto utilizando o coletor original, um corpo de borboleta de um carro injetado monoponto e uma flange pra colocar esse corpo de borboleta no coletor original; Tinha uma foto de um TBi de uno adaptado no coletor do fusca que não consegui achar.
Outra opção é utilizar a base com a borboleta de um carburador de base removível (solex 32, solex 40) diretamente no coletor de dupla carburação de fusca adequado para a mesma. Montar os bicos ou num tubo acima da borboleta (como sugere Vader) ou próximo ao duto de admissão do cabeçote. Veja a discussão abaixo. Custo baixo, em ambos casos. Performance já começa a ficar dark.
Base de solex 40
Sugestão de posicionamento de bicos injetores do Vader
Coletor da kombi. Plug and play (para cabeçotes de dupla entrada). Tem a vantagem de ser um "port injection". Também tem 1 duto pra cada bico, deve gerar menos turbulência que um coletor de monocarburado original. Como os tubos são longos, favorece o torque. A borboleta é de 32mm e os dutos tem diâmetro interno de 20mm (Alex Gonçalves). alimenta bem motores originais e mesmo motores turbo sem grande aumento da cilindrada. Vejam o vídeo do Paulo acelerando seu fusca megasquirted com coletores de kombi, sem preparação nenhuma, e veja que a performance fica bem interessante (http://www.youtube.com/watch?v=xErGQbKDjdc).
O cano vertical do coletor original é cortado e soldado no lugar um cano de maior diâmetro, com uma flange adequada para a TBI pretendida, no caso do Fabrício, uma TBI de 60mm do Chevrolet Omega 6cil
Injeção dupla (dois coletores simples) da Fabri Power: os bicos ficam abaixo do corpo de borboleta (quase na posição dos bicos do coletor da kombi). Há pelo menos uma queixa quanto à qualidade (veja aqui: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=3665&highlight=inje%E7%E3o). O custo é significativo (R$ 800). O acionamento é o mesmo da dupla solex 32. Borboletas de 40-45 mm. Problema da interferência do cil 2 no 1 e do 4 no 3, devido ao cruzamento de válvulas reduzindo discretamente o torque nos giros mais altos.
Injeção dupla para o BahamaBlues. Fotos por KaferPilot
Injeção "quádrupla" estilo "weber 40" vendida na sportsystem: custo alto (R$ 2000), adapta nos coletores normais de WeberIDF (o kit vem completo,
com coletores e acionamento "HexBar"), desempenho ótimo. Os bicos ficam no corpo de borboleta, o que deve tornar o consumo um pouco pior, porém favorece a homogenização da mistura ar/combustível e a performance em altos giros...
Opções gringas ($$$): A Redline (que distribui a weber nos usa), a CB-performance, a TWM performance e a inglêsa Jenvey (muitas opções). O produto da jenvey tem um acabamento impecável, o material parece muito robusto, porém a dupla 40mm sai por 402 LIBRAS o par (sem impostos!) e só os corpos de borboletas.
No site da Jenvey tem um desenho com as medidas do TBI que obviamente salvei... Não parece ser tão complicado assim de fazer. Poderia ser fundido ou usinado (pensamos em usinagem cnc em alumínio).
TBI da CB-performance - vista explodida
JENVEY "TF - Twin Bodies. IDF style flange"
http://www.jenvey.co.uk/
"Kit" da RedLine (importador Weber americano). Também tem os Throttle bodies estilo weber.
http://www.redlineweber.com/html/Fue..._Contents1.htm
Veja nesse link que eles tem uma versão "fundida" e uma usinada em alumínio, para bicos "de rosca". Linda demais...
http://www.redlineweber.com/html/Fue...view/page3.htm
TWF - também fabrica throttle bodies estilo weber
http://www.twminduction.com/Throttle...leBody-FR.html
A CB performance vende dois tipos de Kits, o "Competition" e o "Ultra competition". Pelo que pude notar, no competition os bicos vão no coletor, que é vendido separadamente e tem um custo bem razoável... No ultra competition os bicos vão no throttle body duplo, similar a um weber IDF
"competition" -> http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=278
"ultra" -> http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=280
"coletor com custo-benefício interessante" -> http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=321
Observem que nesses coletores os bicos "olham" diretamente para os dutos do cabeçote!
O que é melhor, bicos "altos"(TBI) ou port injection? De uma discussão preliminar. O trajeto longo na TBI promove melhor homogenização do ar/combustível, favorecendo um regime de giros mais altos e constantes... o "port injection" é a estratégia que proporcionava a maior economia de combustível.
Este post vai continuar...
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